Manual biblioteca Digital de Obras Raras

Índice da Ajuda:

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Buscar
Pesquisa
Pesquisa avançada
Pesquisa por Categoria de Asunto
Comunidades
Coleções
Entrar/Registrar na Biblioteca Digital
Depositar
Formatos de arquivo
Identificadores Persistentes
Meu Espaço
Editar Perfil
Receber Alertas por e-mail
 

Biblioteca Digital de Obras Raras (BDOR) recolhe, preserva e divulga documentos digitais raros pertencentes a UFRJ. Aqui é possível encontrar periódicos, artigos de periódicos, livros, entre outros, em vários formatos digitais.

O conteúdo está organizado em torno de Comunidades e Subcomunidades, que correspondem as unidades responsãveis pela alimentação. Dentro de cada Comunidade pode haver um número ilimitado de coleções. Dentro de cada coleção pode haver um número ilimitado de itens.


BUSCAR topo

Buscar: permite-lhe iniciar a sua pesquisa por:

Buscar por Comunidades/Coleções: atravé das comunidades, por ordem alfabética permite ver as sub-comunidades e coleções dentro de cada comunidade.

Busca por Títulos: através de uma lista alfabética de todos os títulos dos documentos na Biblioteca.

Busca por Autores: através de uma lista alfabética de todos os autores de documentos na Biblioteca.

Busca por Assuntos: através de uma lista alfabética de temas atribuídos a documentos na Biblioteca.

Busca por Data: através de uma lista de todos os documentos na Biblioteca, por ordem cronológica inversa.

Você deverá registrar-se no sistema (escolhendo a opção "Área Pessoal") se pretender:

Submeter é a função que permite aos depositantes registrados depositar um documento na Biblioteca. O processo inclui o preenchimento de informações sobre o documento num formulário de metadados e o depósito do documento digital. Cada comunidade estabelece a sua própria política de aceitação de documentos.

Área Pessoal é uma página pessoal que é mantida por cada membro. Esta página pode conter uma lista de documentos que estão em processo de depósito, ou uma lista de documentos que aguardam revisão e/ou aprovação. Esta página irá também disponibilizar as informações sobre os serviços pessoais oferecidos pela Biblioteca, tais como alertas por e-mail ativados por coleção quando novos documentos lhe forem adicionados.

Editar Perfil permite a alteração dos dados pessoais e senha.

Ajuda é o texto que você lê neste momento.

DSpace informa sobre o projeto DSpace e seu desenvolvimento.


PESQUISAR topo

Para pesquisar em TODO a Biblioteca, utilize a caixa na parte superior da barra de navegação do lado esquerdo (ou a caixa de pesquisa no meio da página inicial)

Search Box

Para limitar a pesquisa a uma determinada comunidade ou coleção, entre nessa comunidade/coleção e utilize a barra de pesquisa nessa página.

Search Box

DSpace utiliza o motor de busca Jakarta Lucene . Algumas indicações de pesquisa:

Busca simples (caixa amarela)
A(s) palavra(s) digitada(s) na caixa de pesquisa serão pesquisadas em todos os campos - título, autor, assunto, resumo, série, editor - de cada documento existente.

Se a sua instalação do DSpace tiver sido configurada para pesquisa em texto integral, também será pesquisado o texto integral de todos os documentos depositados. Para maiores infromações sobre a busca em texto integral, por favor mantenha contato com Administrador da Biblioteca.

Palavras vazias - palavras que não são pesquisáveis
O motor de busca ignora determinadas palavras que ocorrem com frequência, mas não acrescentam valor para a pesquisa. Eis alguns exemplos:

"a", "and" , "are" , "as" , "at" , "be" , "but" , "by" , "for" , "if" , "in" , "into",

"is" ,"it" ,"no" , "not" , "of" , "on" , "or" , "such", "the" , "to" , "was"

Truncagem
Use um asterisco (*) depois da raiz de uma palavra para obter todas as palavras que começam por essa raiz, por exemplo:

   recuperará selects, selector, selectman, selecting.

Pesquisa por frase
Para pesquisar usando várias palavras, organizadas como frase, coloque aspas (") antes e depois da frase.

Pesquisa por termo exato
Coloque um sinal mais (+) antes de uma palavra, se pretende que ela apareça no resultado da pesquisa. No exemplo seguinte a palavra "training" é opcional, mas a palavra "dog" deve estar no resultado.

Refinar a pesquisa
Coloque um sinal menos (-) antes de um termo se não quer que ele apareça nos resultados de pesquisa, ou você pode usar NOT. Por exemplo, na pesquisa

  or  

você obterá os documentos que contenham a palavra "training", exceto aqueles que tamb&eaccute;m contêm a palavra "cat".

Pesquisa Booleana

Note que eles devem ser utilizados em MAIÚSCULAS!

Podem ser utilizados, para combinar termos, os seguintes operadores booleanos:

AND - para limitar a pesquisa a documentos que contenham todas as palavras ou frases combinadas com este operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" e "dogs".

OR - para ampliar pesquisas a documentos que contenham qualquer uma das palavras ou expressões em torno deste operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contenham simultaneamente as palavras "cats" ou "dogs".

NOT - exclui documentos que contenham a palavra após este operador. Por exemplo,

irá recuperar todos os documentos que contêm a palavra "training" exceto os que contêm também a palavra "cat".

Podem utilizar-se parênteses para construir uma equação de pesquisa (agrupar termos e operadores de pesquisa). Exemplo:


PESQUISA AVANÇADA topo

A página de pesquisa avançada permite especificar os campos que deseja pesquisar e combinar esses termos com os operadores Booleanos "and", "or" ou "not".

Pode limitar a pesquisa a uma comunidade, selecionando-a na caixa "Pesquisar". Se quiser que sua pesquisa abranja TODO a Biblioteca, deixe o valor que aparece por padrão.

Em seguida, selecione o tipo de pesquisa na coluna da esquerda, digite a palavra ou frase que deseja pesquisar no campo "Pesquisar por" e selecione o operador booleano na caixa correspondente.

Nota: Deve utilizar as caixas de entrada por ordem. Se deixar a primeira em branco, a pesquisa não irá funcionar.


PESQUISA POR ASSUNTO topo

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descritores de conteúdo ou assunto. São mantidos por organismos de normalizaçque garantem a uniformidade de classificação dos documentos nos repositórios. Constituem ajuda à pesquisa, aumentando a probabilidade de recuperar documentos relevantes para o utilizador.

Filtrar a lista de assuntos irá remover dos resultados da pesquisa os documentos que não coincidem com o filtro usado. Os restantes são qualquer categoria ou sub-categoria onde se inclui o filtro em qualquer lugar na hierarquia.

Para procurar na BDOR documentos por assunto, assinale todas as caixas que for necessário ao lado dos descritores, antes de clicar em "Procurar...". A pesquisa irá devolver todos os documentos que correspondam exatamente aos assuntos selecionados, ou que são classificados a um nível mais elevado dessa categoria. Clicando no "+" ao lado da categoria irá expandir a árvore para lhe mostrar que refinamentos estão disponíveis para o assunto selecionado.

COMUNDADES topo

O conteúdo da BDOR está organizado em comunidades que correspondem aos tipos de materiais. Dentro de cada comunidade pode haver um número ilimitado sub-comunidades e um número ilimitado de coleções. Cada coleção pode conter um número ilimitado de documentos. Esta organização da BDOR lhe dá flexibilidade para responder a diferentes necessidades das comunidades, permitindo-lhes:

Cada comunidade tem sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dessa comunidade, bem como uma lista das coleções dentro da comunidade.


COLEÇÕES topo

As Comunidades podem manter um número ilimitado de Coleções. As Coleções estão organizadas por tipo de documento. Diferentes Coleções podem ter diferentes políticas e workflows.

Cada Coleção tem sua própria página de entrada, que pode conter informações, notícias e links de acordo com os interesses dos usuários dessa coleção, bem como uma lista das coleções dentro da comunidade.


ENTRAR/REGISTRAR-SE NO REPOSITÓRIO topo

Quando se entra em uma área da Biblioteca que requer autorização, o sistema irá pedir-lhe para fazer login. Todos os usuários podem registrar-se para se tornarem subscritores. Algumas funções, como é o caso do depósito de documentos, são restritas e requerem autorização da comunidade. Antes de efetuar login pela primeira vez, será necessário clicar no botão "Editar Conta " e seguir as instruções.

Depois disso, será necessário digitar o seu endereço completo de e-mail (institucional) e a respectiva senha no formulário que aparece. O endereço de e-mail deve incluir o seu nome de usuário e o nome do domínio institucional. Não é sensível a letras maiúsculas ou minúsculas.

Exemplo: moniker@mycorp.com

Não se esqueça que sua senha é sensível a letras maiúsculas e minúsculas. Clique em "Entrar" para continuar.


DEPÓSITO topo

Interrupção do processo de depósito:

Em qualquer passo do processo de depósito você poderá parar e guardar o seu trabalho para o retomar posteriormente, clicando no botão "cancelar/guardar". Os dados já introduzidos serão armazenados até que o processo seja retomado e, nessa altura, a sua página "Área Pessoal" irá lembrar-lhe que tem uma tarefa em curso. Se sair acidentalmente do processo de depósito, pode sempre retomá-lo a partir da sua página "Área Pessoal". Também pode cancelar o depósito em qualquer altura.

Barra de Progresso - Botões ovais no topo da página:

No topo da página irá encontram-se 7 botões ovais que representam cada uma das etapas no processo de depósito. À medida que o processo avan7ccedil;a, vão mudando as cores dos botões ovais. Depois de começar podem usar-se estes botões para andar para a frente e para trás dentro do processo de depósito, clicando sobre eles. Não se perdem dados nas deslocações para a frente e para trás.

Progress Bar

Escolha da coleção

Na caixa respectiva, selecione a coleção em que pretende fazer o depósito. Clique no botão "Seguinte" para prosseguir, ou no botão "cancelar/guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.

Se lhe for negada a permissão para depositar o documento na coleção que escolheu, entre em contato com o Administrador para mais informações. Para depositar documentos numa coleção é preciso estar autorizado por uma comunidade.

Se quiser depositar um documento e não encontrar uma comunidade adequada, entre em contato com o DSpace Administrator da Biblioteca para saber se é possível criar uma nova comunidade.

Clique no botão "Continuar" para prosseguir, ou o botão "Cancelar/Guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.


DEPOSITAR: descrição do documento - Página 1 Início de Depósito topo

Se responder "sim" a qualquer uma das perguntas nesta página, aparecer-lhe-á um formulário de descrição adaptado à recuperação de informações adicionais. Caso contrário, usará o formul´rio padrão.

* O registro tem mais do que um título - Por vezes um documento tem mais de um título, por exemplo uma abreviatura, uma sigla ou um título em outra língua. Se for esse o caso, e se você acha relevante essas informações, clique na caixa correspondente.

* O registro já foi publicado ou distribuído publicamente - Para documentos que não tenham sido anteriormente publicados ou distribuídos, o sistema atribuirá uma data de distribuição. Se o seu documento já foi anteriormente distribuíu publicado, clique na caixa correspondente e receberá um formulário solicitandos vários elementos de informação relativos à publicação.

* O registro é composto por mais do que um arquivo - Um documento pode ser composto por mais de um arquivo. Pode por exemplo ser um arquivo HTML com referências para arquivos de imagem (e.g. arquivos JPG ou GIF). Outro exemplo seria um artigo complementado com uma simulação de vídeo e um arquivo de dados. Se o seu documento for composto por vários arquivos, clique na caixa correspondente.

Clique no botão "Continuar" para prosseguir, ou o botão "Cancelar/Guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.


DEPOSITAR: descrição do documento - Página 2 Início do Depósito topo

As informações que lhe são pedidas a seguir são os metadados que permitirão aos usuários recuperar o seu documento utilizando motores de pesquisa. Quanto maior for a riqueza de metadados, mais fácil será encontrar o documento; por favor preencha todos os campos que se aplicam ao seu documento.

Autor:

Este campo pode ser o nome de uma pessoa, de uma organização ou de um serviço responsãvel pela criação do documento ou que contribuiu para o seu conteúdo. Clicando no botão "Adicionar mais" podem adicionar-se tantos autores quantos os necessário. Exemplos:

Author submit

Se o autor for uma organização, escreva o nome da organização na caixa de entrada correspondente ao "último nome"

author submit


Título:

Digite o nome completo e adequado através do qual o documento deve ser conhecido. Todos os documentos devem ter um título!

title submit


Outros Títulos: (nota - esta caixa de entrada só aparece se, na primeira página de descrição, você tiver indicado que o documento tem mais de um título.)

Se o seu item tem um (ou mais) título(s) alternativo(s) válido(s), por exemplo, um título em outra língua e/ou uma abreviatura, digite-o(s) nesta caixa. Exemplo:

Other title


Data de Edição/Publicação: (nota - esta caixa de entrada só aparece se, na primeira página de descrição, tiver indicado que o documento foi anteriormente publicado ou distribuído. Os documentos que não tenham sido anteriormente publicados ou distribuídos, o sistema atribuirá uma data de distribuição.)

Se o documento foi previamente publicado ou distribuído, indique aqui em que data. Se nãbe o mês, mantenha o que aparece por padrão "(Sem Mês)"; se souber, selecione um mês a partir do menu. Se não sabe o dia exato, deixe a caixa vazia.

date of issue


 

Editor: (nota - esta caixa de entrada só aparece se, na primeira página de descrição, tiver indicado que o documento foi anteriormente publicado ou distribuído.)

Digite o nome do editor deste documento.


Citação: (nota - esta caixa de entrada só aparece se, na primeira página de descrição, tiver indicado que o documento foi anteriormente publicado ou distribuído.)

Introduza os dados da citação deste documento, quer se trate de um artigo de revista ou de parte de um trabalho maior, como um capítulo de livro. Para artigos de revista, inclua o título da revista, o número do volume, data e paginação.

Para capítulos, incluir o título do livro, local de edição, nome do editor, data e paginação.


Série / Nº Relatório:

Algumas das coleções podem ser séries numeradas, tais como relatórios técnicos ou documentos de trabalho. Se a presente coleção está nesta categoria, deve preencher as caixas Nome da Sé e Nº de Relatório ou paper . Exemplo:

Series


Identificadores:

Se conhecer um número ou código que identifique de forma única este documento em algum sistema, digite-o aqui. Clique na seta à direita da caixa de entrada e, das opções disponíveis, selecione a opção correta. Ex.:

Doc.Gov. -- Numero de documento governamental - e.g. NASA SP 8084
ISBN - Número Internacional Normalizado de Livro - e.g. 0-1234-5678-9
ISSN - Número Internacional Normalizado de Publicação Seriada - e.g. 1234-5678
ISMN - Número Internacional Normalizado de Música - e.g. M-53001-001-3
URI (Universal Resource Identifier) - Endereço Persistente - e.g.. http://www.handle.net
Outros - Identificador único atribuído ao documento utilizando um sistema diferente dos acima.


Selecione o tipo de trabalho - ou gênero - que melhor se adequa ao seu documento. Para selecionar mais de um valor na lista, manter pressionada a tecla "ctrl" ou "Shift".

Língua:

Selecione no menu a língua em que está escrito o seu documento.

language

Se o seu documento não for de texto e não for adequado indicar a língua na descrição, deixe a opção que aparece por padrão: N/A..

Clique no botão "Continuar" para prosseguir, ou clique no botão "Cancelar/Guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.


DEPOSITAR: descrição do documento - Página 3 Início de Depósito topo

Assunto/Palavras-chave:

Forneça todos os termos de assunto que entender adequados para descrever o documento, dos gerais aos específios. Quanto mais descritores (ou palavras-chave) fornecer, é mais provável que os usuários encontrem o documento nas suas pesquisas. Utilize uma caixa de entrada para cada termo de assunto - palavra ou frase. Pode obter mais caixas de entrada clicando no botão "Adicionar Mais":. Exemplo:

keywords

A comunidade a que pertence esta coleção pode sugerir o uso de um vocabulário específico, taxonomia, ou thesaurus. Se for esse o caso, por favor, selecione dessa lista os seus termos de assunto. Em futuras versões o DSpace irá fornecer links para essas listas.


Resumo:

Você pode cortar e colar um resumo nesta caixa, ou pode digitá-lo aqui diretamente. Nã há limite para o tamanho do resumo. Sugerimos-lhe que inclua um resumo para conveniência dos usuários finais e para aumentar as capacidades de pesquisa e recuperação do documento.

Financiadores/Patrocinadores:

Se o seu documento é produto de pesquisa financiada, pode dar aqui informações sobre o(s) patrocinador(es). Este é um campo em formato livre onde você poderá preencher a nota como lhe parecer melhor. Exemplo:

sponsor

 


Descrição:

Aqui você pode acrescentar qualquer outra informação que descreva o documento que você está depositando ou comentários que possam ser de interesse para os seus usuários.

Clique no botão "Continuar" para prosseguir, ou clique no botão "Cancelar/Guardar" para parar e guardar ou cancelar o processo de depósito.


DEPOSITAR: vocabulário controlado Início do Depósito topo

Um vocabulário controlado é um conjunto de termos que formam um dicionário de descrições de determinados tipos de conteúdo ou assunto. Estes são mantidos por organismos de normatizaçãa fim de padronizar a maneira que os materiais semelhantes são categorizados.

O uso de vocabulário controlado aumenta a precisão e a verossimilhança ao categorizar materiais cujos resultados relevantes serã devolvidos aos usuários na busca de arquivos individuais ou múltiplos.

Para digitar um termo na forma de vocabulário controlado selecione "Categorias de Assunto" abaixo do campo de entrada. Isto irá abrir uma janela contendo os vocabulários disponíveis. Você pode filtrar a lista do vocabulário, como descrito acima, a fim de encontrar os termos mais relevantes para a sua apresentação. Depois de ter encontrado o termo que você deseja usar, basta clicar sobre ele, e ele será inserido automaticamente no formulário de inscrição e a janela pop-up será fechada. Você pode adicionar quantos termos quiser no formulário. Use "Adicionar mais" à direita para gerar mais caixas de entrada.

Filtrando a lista de categorias vicê irá remover da lista todos os termos que não correspondem ao filtro. Os termos restantes são de qualquer de categoria ou sub-categoria que contenha o termo de filtro em qualquer lugar na hierarquia. Expandindo cada categoria serão mostrados quais os termos (ou subtermos) foram encontrados no filtro.


DEPOSITAR: Carregar um arquivo Início de Depósito topo

Existem dois métodos de inserir o nome do arquivo que deseja enviar:

  1. Digite o endereço completo e o nome do arquivo na caixa de entrada e, em seguida, clique no botão "Continuar" no canto inferior direito da tela do computador.

  2. Clique no botão "Procurar" e surgirá uma janela mostrando os arquivos disponíveis. Percorra os seus diretórios e pastas até encontrar o arquivo que pretende carregar. Clique duas vezes sobre o nome do arquivo que deseja carregar, e o nome será inscrito na caixa de entrada.

Uma vez que o nome de arquivo estácorreto na caixa de entrada, clique no botão "Avançar" para prosseguir.

Descrição dos arquivos

Se, na primeira página de descrição, você tiver indicado que o documento era composto por mais do que um arquivo, aparecerá uma caixa de entrada marcada "Descrição dos arquivos". As informações aqui fornecidas irão ajudar os usuários a compreender o que existe em cada arquivo, por exemplo, "artigo principal" ou "imagens" ou "programa de computador" ou "conjunto de dados". Escreva a descrição de cada arquivo do documento e clique no botão "Continuar".


DEPOSITAR: formato dos arquivos Início do depósito topo

Para depositar e dar condições de acesso a um arquivo, precisamos saber qual o seu formato por exemplo, "PDF", "HTML", ou "Microsoft Word". Se o sistema não reconhecer automaticamente o formato do arquivo que carregou, será pedido que você o descreva. Se aparecer nessa lista, selecione-o e depois clique em "Enviar". Se o formato não constar da lista, clique em "outro formato" e descreva-o na caixa de texto ao fundo da página. Certifique-se que deu o nome da aplicação utilizada para criar o arquivo e qual a versão da aplicação, por exemplo, "Autodesk AutoCAD R20 para UNIX". Para obter mais informações sobre formatos de arquivos, veja Formatos Suportados pelo DSpace.

Arquivos Carregados

Depois de ter feito o upload de um arquivo, verifique as informações apresentadas para se certificar de que está correto. Existem mais duas formas de verificar se os arquivos foram carregados corretamente:

Se você está carregadando só 1 arquivo , clique no botão "Adicionar outro arquivo" (só aparecerá se tiver marcado a opção "Vários arquivos" na página "depósito: descrição do documento"). Quando tiver a certeza de que todos os arquivos deste documento foram carregados com êxito, clique no botão "Continuar".

Se você está carregando mais do que um arquivo, clique no botão "Adicionar outro arquivo" (só aparecerá se tiver marcado a opção "Vários arquivos" na página "depósito: descrição do documento"). Quando tiver a certeza de que todos os arquivos deste documento foram carregados com êxito, clique no botão "Continuar".

Se você está carregando uma página HTML com referência a vários arquivos, clique no botão "Adicionar outro arquivo" e faça o upload de todos os arquivos ou links na página HTML. Depois, na coluna "Extensões principais" selecione o arquivo ou extensão da p´gina de índice ou da p´gina inicial da página web. Isso ir´ garantir que todos os arquivos embutidos serão exibidos corretamente na página HTML. Em seguida, clique no botão "Seguinte".

Verificação de Checksums dos arquivos

O DSpace gera um checksum MD5 para cada arquivo armazenado; usa-se internamente, a fim de verificar a integridade dos arquivos ao longo do tempo (o checksum do arquivo não deverá mudar). Vocé poderá utilizar este checksum para ter a certeza se o arquivo carregado é realmente o que foi recebido.

Se quiser fazer a verificação do arquivo, clique em "Mostre checksums" na página "Arquivo carregado". O checksum MD5 para cada arquivo que recebemos encontra-se á direita do nome do arquivo. Poderá usar um programa local para gerar os seus próprios checksum, compará-los com os nossos e verificar se coincidem. Na maioria dos sistemas Unix-like (incluindo o Mac OS X), use md5sum. Por exemplo, digite "md5sum MYFILE" para cada arquivo que deseje verificar; o resumo aparecerá tela. Para Windows, est7atilde;o disponíveis gratuitamente ferramentas MD5: tente md5 (a partir de http://www.fourmilab.ch/md5/), ou md5sum, disponível através do pacote textutils no Cygwin (http://www.cygwin.com/). Todos estes utilit´rios terã ser executados a partir de uma janela de linha de comando ou de terminal. O valor total da execução da ferramenta md5 no seu arquivo deverá ser exatamente igual ao que apresenta o DSpace.


DEPOSITAR: verificar depósito Início de Depósito topo

Esta página permite rever a informação introduzida para descrever o documento. Para corrigir esta informação, tecle no botão respectivo do lado direito, ou utilize os botões da barra de progresso no topo da p´gina para percorrer as diferentes p´ginas de depósito. Quando terminar, tecle o botão "Continuar".

Teclar o botão "Cancelar/Guardar" para terminar e guardar, ou para cancelar o depósito.


DEPOSITAR: Licença Início de Depósito topo

A leitura do texto da licença é obrigatória. Se tiver algumas questões, por favor contate o Administrador da Biblioteca.


DEPOSITAR: depósito completo Início do Depósito topo

Algumas coleções necessitam de um passo adicional de verificação e revisão, enquanto em outras a disponibilização pública dos documentos é imediata. Vocêeberá uma notificação por e-mail, assim que o seu documento passar a integrar a coleção, ou se, por alguma razão, existir algum problema com o depósito do seu documento. Se tiver algumas questões sobre os procedimentos de depósito para uma coleção específicaca, por favor entre em contato com a comunidade responsável por essa coleção. Você poderá verificar a situação de cada depósito na página "Meu espaço".


HANDLES topo

Quando o seu documento ´ carregado na BDOR, é atribuído a ele um endereço URL persistente. Isto significa que, contrariamente a muitas URL, este identificador não será alterado quando houver migrações de hardware ou quando são efetuadas alterações no sistema. Este endereço deverá ser o usado em citações ou outras comunicações. Os endereços persistentes estão registados com o Handle System, um sistema para atribuição, gestão e resolução de identificadores persistentes, conhecidos por "handles", para objetos digitais e outros recursos disponíveis na Internet. O Handle System é adminsitrado pela Corporation for National Research Initiatives (CNRI).


MEU ESPAÇO topo

Se for um usuário autorizado ou supervisor, ou se é membro de uma equipe responsável por uma coleção ou manutenção de metadados da BDOR, encontrará nesta página o seguinte:


EDITAR PERFIL topo

Esta opção permite editar os dados da sua conta na BDOR. Precisa estar autenticado na BDOR para poder alterar os seus dados pessoais.


Ativar alertas por e-mail topo

Os usuários podem subscrever coleções para receberem alertas por e-mail, quando novos documentos são adicionados. Não há limite no número de coleções que um usuário pode subscrever. Para ativar os alertas:


INFORMAÇÃO ADCIONAL...

topo

Para obter mais informações sobre a Biblioteca, por favor contate o Administrador da Biblioteca.

Para mais informações e novidades sobre o DSpace, visete o Website do DSpace.